Projeto de Literatura 2016: Contos Lendas e poesias


  • Projeto de Literatura:
    Contos,
                           Lendas e
                                             Poesias

    “Viajar pela leitura
    sem rumo, sem intenção.
    Só para viver a aventura
    que é ter um livro nas mãos.
    É uma pena que só saiba disso
    quem gosta de ler.
    Experimente!
    Assim sem compromisso,
    você vai me entender.
    Mergulhe de cabeça
    na imaginação!”
                 Clarice Pacheco

    JUSTIFICATIVA:
    Ler e escrever é essencial a vida do ser humano. Conduzir uma criança para este mundo mágico, de descobertas, de encantos, de sonhos torna-se algo maravilhoso. Para Dohme
    As histórias transportam o ouvinte para outro mundo, o mundo da fantasia e a sua narrativa cuidadosa permite que ele sinta novas e diferentes emoções. Isto amplia a sua visão, que sai da limitação do que pode perceber ao seu redor no dia-a-dia, para ter contato como outras emoções e sensações que a fantasia desperta.(DOHME, 2003)

    A leitura e a escrita de diversos gêneros textuais possibilita que a  criança desenvolva   aspectos cognitivos, desperta a sua imaginação e a criatividade de forma lúdica e prazerosa.
    Trabalhar com gêneros textuais diversificados, reforça o papel fundamental  que o espaço escolar tem na formação dos seus educandos(as). Desse modo, percebemos que a escola cada vez mais tem assumido um papel importante nesse processo, sendo muitas vezes, o único espaço que possibilitaá criança  vivênciaras diversas tipologias textuais, seja na utilização de textos dos livros didaticos, nas rodas de leituras ou por meio de projetos desenvolvidos na escola.
    Pensando nisso, o presente projeto visa trazer para os alunos a leitura de diversos gêneros textuais,como: contos, lendas e poesias, permitindo-lhe não só desenvolverhabilidades de leitura e escrita, mas possibilitar que percebam um mundo novo, no qual a imaginação e o prazer de ler estejam vinculados ao processo de aprendizagem da leitura e da escrita

    Objetivos:
    ·       Proporcionar momentos de prazer a partir da leituras propostas, ampliando vocabulário e a organização de pensamentos.
    ·       Desenvolver a criatividade e a imaginação.
    ·        Desenvolver a linguagem oral e a capacidade de ouvir;
    ·        Ampliar o repertório textual;
    ·        Despertar o gosto pela leitura;
    ·        Identificar as características dos gêneros textuais estudados;
    ·        Apropriar-se das caracteristicas dos textos narrativos através das situações de leitura.




    Etapas Previstas:                                                                                       

    O presente projeto terá uma duração de um trimestre e será dividido nos seguintes momentos:
    1° momento:Apresentação do projeto para os (as) educandos (as). Na rodinha informar aos alunos sobre o projeto, suas etapas e produto final.

    2° momento: Roda de conversa: levantamento prévio de contos e lendas e poesias conhecidas pela turma. Produzir cartazes com listas dos títulos de contos, lendas e poesias citados pelas crianças.

    3° momento: Roda de leitura de conto,lendas ou poesias

    4º momento:Reescrita do conto: Os três Porquinhos
    §  Reprodução do conto por meio de pendrive: ouvir a historia
    §  Reprodução da poesia musicalizada e ilustração da poesia: A casa

    5º momento:Exibição de vídeos de Lendas:
    §  Iara,O Boto, Saci pererê e Curupira

    6º momento: Reescrita da lenda: Saci Pererê
    §   ouvir a historia

    7º momento:Rescrita do conto: A Bela e a Fera
    §  Exibição de vídeo da coleção todo livro

    8º momento:Reescrita da lenda: A Iara
    §  Exibição de video

    9º momento: Rescrita da poesia: A casa
    §  Assistir o video da poesia

    §  Ilustração da poesia
    10º momento:Reescrita do conto: Chapeuzinho vermelho
    §  Assistir o filme

    11º momento:Poesia: Leilão de Jardim
    §  Ouvir a poesia cantada
    §  Ilustração da poesia

    12º momento: Reescrita do conto: Pinóquio
    §  Assistir o filme

    13º momento: Apreciação musical da poesia: Aquarela
    §  Ilustração da poesia

    14º momento: Reescrita da Poesia: As Borboletas
    §  Leitura e Ilustração da poesia
    §  Apreciação musical

    Culminância:
    ·        Dramatização de conto: João e Maria ( Coleção disquinho)
    ·        Apresentação de coreografias: A lenda da Iara
    ·        Apresentação de poesias cantadas e recitadas: As borboletas
    ·        Exposição dos trabalhos desenvolvidos durante o projeto



Nenhum comentário:

Atividades com Histórias Infantis

LIVROS EM PDF E FICHA DE LEITURA

Compreendemos a importância do desenvolvimento da leitura nas séries iniciais. Os livros infantis em pdf encontrados na internet é um suport...